segunda-feira, 30 de junho de 2008

Quem são seus sucessores?

Se você não tem uma resposta imediata para esta pergunta, cada dia mais comum no mercado, há algo defasado que precisa ser revisto.
Empresas e líderes que se deparam com a sucessão de lideranças apenas quando a necessidade bate na porta perdem grandes oportunidades de identificar e desenvolver talentos que podem estar apagados em funções operacionais.
As empresas mais antenadas já estão, há algum tempo, identificando possíveis líderes e os preparando para uma liderança que pode acontecer a qualquer momento.
Muitos líderes se preocupam, cada vez mais, em capacitar pessoas que possivelmente assumam os seus lugares, pois o crescimento do líder está diretamente relacionado às vagas que se abrem nos cargos deixados por ele.
Basta pensar que a primeira pergunta que farão para você, ao receber uma promoção, certamente será: “Quem vai substituí-lo na sua função atual?”. Se você não tiver uma resposta, poderá se dar conta de que está preso a um cargo por não ter desenvolvido um sucessor.
Para ajudar líderes e empresas a identificar e desenvolver profissionais com potencial para liderar, na edição de maio da Liderança, damos início a um especial para orientá-los nessa questão, que é uma das principais exigências do mercado atual.
Afinal, não basta apenas preparar pessoas para que sejam melhores e mais eficientes nas funções que desempenham, é preciso desenvolvê-las para a liderança.
Você está pronto para o desafio?

Um grande abraço,


Cleverson Uliana
Editor-executivo da newsletter Liderança
cleverson@lideraonline.com.br

Nenhum comentário: