quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Oportunidade significa: ocasião favorável.

Nós nunca sabemos quando uma oportunidade boa realmente vai aparecer na nossa vida. Uma oportunidade pode mudar nosso futuro, abrir novos horizontes ou simplesmente nos dar algum dinheiro extra, um prazer ou um aprendizado a mais. Seja por qualquer um desses motivos, vale a pena experimentar ou pelo menos analisar as oportunidades que surgem pelo nosso caminho.


Mas a acomodação, a falta de tempo (odeio essa frase) ou pelo simples fato de algumas vezes não entendermos uma oportunidade como ela realmente é, fazem com que as deixemos passar. Tenho me deparado com muitas pessoas que perdem grandes oportunidades em vendas ou na vida, por falta de alguns desses itens citados acima.

Dia desses, em uma empresa onde dou assessoria, apresentamos para um fornecedor um projeto realmente inovador. Ele era nossa melhor opção, tanto pelo fato de ser uma pessoa próxima a equipe, como por ser um ótimo profissional e também por ter um ótimo custo. Quando o projeto surgiu contamos nossas idéias e pedimos para ele pensar nas suas.

Na semana seguinte, marcamos uma reunião para dar continuidade ao projeto e, obviamente ouvir suas idéias. Naquele momento ele deveria ser um vendedor. Mas, para nossa surpresa, esse parceiro trouxe poucas ou quase nenhuma idéia, seus olhos não brilhavam pelo projeto e colocou ainda algumas dificuldades para executar o trabalho. Ficamos com uma grande sensação de falta de empenho, ou que ele só daria suas idéias caso o projeto estivesse fechado.

Resultado, o que era para ser uma reunião estimulante e cheia de idéias, se transformou em uma frustração e um grande ponto de interrogação. Mas o projeto era excelente e não poderíamos nos abater. Ficamos atônitos e decidimos procurar um novo parceiro.

Marcamos uma reunião no mesmo dia. E, ao apresentarmos a idéia a este outro possível parceiro, ele já começou a disparar sugestões, citar referências e demonstrar grande interesse no projeto, indicando até mesmo parceiros que poderiam nos ajudar a abrilhantar a idéia, ou seja pensou grande.

Agora quero lhe fazer uma pergunta muito simples: Com qual dos dois parceiros você trabalharia?
A resposta é óbvia, o segundo.

Contei essa história para você porque muitas vezes agimos como o primeiro parceiro e perdemos grandes oportunidades pelo simples fato de não identificá-la ou por falta de tempo, como disse no início. E é muito importante lembrarmos que oportunidades podem mudar nossas vidas ou aumentar nossas vendas.

Essas situações podem acontecer para nos levar para novos empregos, caso não estejamos satisfeitos com o atual. Para nos dar promoções, quando nosso líder apresenta um projeto e realmente embarcamos nele, ou até mesmo para começar nosso próprio negócio. Mas, se você não se atentar às oportunidades, garanto que nada vai mudar e que suas vendas não vão aumentar como você espera.

Depois não adianta reclamar que sua vida fica sempre na mesma coisa, está um tédio ou pior, que você não dá sorte. Fique atento às oportunidades e agarre-se ao sucesso.

Um Abraço,

Marcelo Caetano
marcelocaetano@solucaocomercial.com

Nenhum comentário: