quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Oportunidade significa: ocasião favorável.

Nós nunca sabemos quando uma oportunidade boa realmente vai aparecer na nossa vida. Uma oportunidade pode mudar nosso futuro, abrir novos horizontes ou simplesmente nos dar algum dinheiro extra, um prazer ou um aprendizado a mais. Seja por qualquer um desses motivos, vale a pena experimentar ou pelo menos analisar as oportunidades que surgem pelo nosso caminho.


Mas a acomodação, a falta de tempo (odeio essa frase) ou pelo simples fato de algumas vezes não entendermos uma oportunidade como ela realmente é, fazem com que as deixemos passar. Tenho me deparado com muitas pessoas que perdem grandes oportunidades em vendas ou na vida, por falta de alguns desses itens citados acima.

Dia desses, em uma empresa onde dou assessoria, apresentamos para um fornecedor um projeto realmente inovador. Ele era nossa melhor opção, tanto pelo fato de ser uma pessoa próxima a equipe, como por ser um ótimo profissional e também por ter um ótimo custo. Quando o projeto surgiu contamos nossas idéias e pedimos para ele pensar nas suas.

Na semana seguinte, marcamos uma reunião para dar continuidade ao projeto e, obviamente ouvir suas idéias. Naquele momento ele deveria ser um vendedor. Mas, para nossa surpresa, esse parceiro trouxe poucas ou quase nenhuma idéia, seus olhos não brilhavam pelo projeto e colocou ainda algumas dificuldades para executar o trabalho. Ficamos com uma grande sensação de falta de empenho, ou que ele só daria suas idéias caso o projeto estivesse fechado.

Resultado, o que era para ser uma reunião estimulante e cheia de idéias, se transformou em uma frustração e um grande ponto de interrogação. Mas o projeto era excelente e não poderíamos nos abater. Ficamos atônitos e decidimos procurar um novo parceiro.

Marcamos uma reunião no mesmo dia. E, ao apresentarmos a idéia a este outro possível parceiro, ele já começou a disparar sugestões, citar referências e demonstrar grande interesse no projeto, indicando até mesmo parceiros que poderiam nos ajudar a abrilhantar a idéia, ou seja pensou grande.

Agora quero lhe fazer uma pergunta muito simples: Com qual dos dois parceiros você trabalharia?
A resposta é óbvia, o segundo.

Contei essa história para você porque muitas vezes agimos como o primeiro parceiro e perdemos grandes oportunidades pelo simples fato de não identificá-la ou por falta de tempo, como disse no início. E é muito importante lembrarmos que oportunidades podem mudar nossas vidas ou aumentar nossas vendas.

Essas situações podem acontecer para nos levar para novos empregos, caso não estejamos satisfeitos com o atual. Para nos dar promoções, quando nosso líder apresenta um projeto e realmente embarcamos nele, ou até mesmo para começar nosso próprio negócio. Mas, se você não se atentar às oportunidades, garanto que nada vai mudar e que suas vendas não vão aumentar como você espera.

Depois não adianta reclamar que sua vida fica sempre na mesma coisa, está um tédio ou pior, que você não dá sorte. Fique atento às oportunidades e agarre-se ao sucesso.

Um Abraço,

Marcelo Caetano
marcelocaetano@solucaocomercial.com

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Conquiste e mantenha recordes

por Marcelo de Almeida


Algumas pessoas alcançam suas metas, a fama e o sucesso, mas são poucas que conseguem se manter no topo ou conquistar novos recordes. Madonna é um grande exemplo de quem realizou essa proeza.

História viva de um fenômeno de conquistas, Madonna é a artista mulher que mais vendeu discos no mundo – mais de 250 milhões. Comparada com cantores homens, ela só perdeu para Elvis Presley. No Brasil, é a cantora internacional que mais vendeu. Madonna também se destacou em outras áreas, por exemplo, ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz pela sua atuação em Evita. Esse filme musical foi o mais rentável dos anos 90, faturando 50 milhões de dólares nos EUA e 141 milhões de dólares em todo o mundo.

Madonna está na indústria pop há mais de 20 anos. De acordo com o Guinness Book of World Records, ela é a cantora mais bem-sucedida de todos os tempos. A sua gravadora –Maverick Records – gerou desde a sua fundação 1, 2 bilhão de cópias, mais que qualquer outra gravadora independente da história, ou seja, também é a mais próspera de todos os tempos.

A estratégia do sucesso de Madonna

Há mais de duas décadas ultrapassando recordes em diversos países do mundo, podemos concluir que Madonna é um fenômeno na venda de sua imagem, seu trabalho e também de seus produtos.

É difícil decifrar a fórmula do sucesso dela, mas quero compartilhar três pontos que considero essenciais para a conquista de tanto sucesso, realização e superação. Confira quais são e os aplique em sua vida:

1. Força do apelo – Madonna se tornou conhecida através do apelo “liberdade sexual”. Não quero discutir se isso é moral o imoral, mas a polêmica gerada é que foi o grande trampolim para ela se tornar alvo da mídia mundial. O poder do apelo é o maior diferencial que uma marca pode ter. Madonna soube explorá-lo de maneira genial. Vender bem também está relacionado com a causa que o produto ou serviço defendem. Quanto mais transparente e instigante, melhor. Comunicar bem a causa defendida pode ser uma estratégia poderosa para você vender mais.

2. Foco na excelência – Os holofotes dos shows de Madonna estão direcionados para a expressão corporal. É um espetáculo com danças, ritmos e luzes embalados por grandes bailarinos e bailarinas. Isso encanta seus fãs. Não é à toa que ela tem o maior fã-clube do mundo. Identificar o ponto mais forte do seu produto ou serviço e enfatizá-lo vai aumentar suas vendas.

3. Reinvenção contínua – Madonna se mantém moderna e atual. Sua capacidade criativa é exuberante, pois suas turnês são embasadas em temas diversos, sempre polêmicos e principalmente populares. Do sexo à espiritualidade, ela cria ritmos contagiantes. A sua capacidade de se reinventar é uma característica que a mantém no topo depois de tê-lo alcançado, pois aguça as expectativas do seu mercado. Sabemos que todo produto ou serviço tem o seu ciclo de vida: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Por isso, é fundamental inovar e reinventar as soluções que você vende. Antes de envelhecer a imagem, uma boa estratégia de rejuvenescimento deve ser lançada.

Enfim, para conquistar e manter recordes acredite em uma causa, foque no ponto mais forte e pratique a reinvenção continuamente.



matéria incluída em: 02/06/2008 - Portal Venda Mais